Conheça o cacto cabeça de velho
Cacto cabeça de velho, conhecido como Esporão-de-velho, cacto velho, homem velho, velho do México, ancião, barba de velho (Cephalocereus senilis), é uma espécie de cacto muito peculiar devido à aparência de “cabelos” brancos e macios que cobrem seu caule.
Creio que muitos admiradores de cactáceas, ficariam realmente encantados com essa espécie. Sua aparência diferenciada torna a planta muito apreciada por colecionadores e amantes de cactos.
É uma planta nativa do México e pode crescer até cerca de 6 metros de altura, embora em cultivo geralmente fique menor.
Sem sombras de dúvidas, achei muito interessante saber que essa característica “velho” desse cacto, com os pêlos brancos é típica em sua fase juvenil. Quando o cacto cabeça de velho, literalmente envelhece, ele tende a perder esta característica marcante, adquirindo a aparência de um cacto comum ( veja aqui sobre).
O cacto cabeça de velho prefere climas secos e ensolarados. No entanto, devemos mantê-lo em ambientes com bastante luz, além de fornecer uma drenagem adequada para evitar o apodrecimento das raízes.
Como cultivar?
Eu ainda não tive a oportunidade de ter essa linda plantinha, porém irei descrever aqui nesse post como devemos cultiva-la. Mas, posso te mostrar de antemão que o cacto cabeça de velho necessita ser regado de forma moderada, permitindo que a terra seque completamente entre as regas.
Todavia, durante o inverno, ele pode tolerar temperaturas mais baixas, mas é aconselhável mantê-lo em um local protegido ou levar para ambientes internos.
Eu irei mostrar aqui que cada cacto tem suas particularidades e é bom sempre estudar sobre as necessidades específicas da espécie que você deseja cultivar.
Atualmente, esta planta é um dos cactos mais procurados como ornamentais, o que torna sua procura nos sites de busca em destaque comparadas à outras espécies de cactos comercializados na Internet.
Eu sempre oriento a todos consultarem um especialista para obter orientações precisas sobre como cuidar de algumas espécies de cactos exóticos.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?