Se come cacto?
Os cactos na alimentação são usados há milhares de anos na América Central, como verdura ou pelo consumo de seus frutos. No México, maior centro de diversidade de cactáceas do mundo, é comum o uso dessas plantas como alimentos. No entanto, há uma variedade de cactos utilizados na alimentação devido às suas propriedades nutricionais e adaptabilidade a ambientes áridos.
Embora, em outros países, o cactos sejam um importante recurso alimentar, no Brasil, muitos desvalorizam e associam ao subdesenvolvimento, sendo útil apenas em ocasiões de extrema seca. Porém, consequentemente durante minha pesquisa no sertão baiano, pude perceber que a maioria das pessoas tinham um palmal (plantação de palma Opuntia ficus-indica) em seus quintais e que as pessoas consumiam tanto a palma na refeição cotidiana como também seus frutos como saladas e sucos.
No entanto, em meu trabalho, identifiquei 06 espécies de cactos usados como alimentos: palma de gado, mandacaru, xique-xique, rabo de raposa, cabeça de frade e facheiro. Sobre este uso, alguns disseram:
“O doce da cabeça de frade é a melhor coisa do mundo” (V.M., 87 anos).
“A fruta da palma dá pra fazer um suco maravilhoso” (D.L., 29 anos)
A palma (Opuntia ficus-indica) é uma forrageira muito cultivada nos países áridos das Américas, e já foi disseminada pelo mundo para suprir alimentação de rebanhos bovinos, caprinos e ovinos, mas na alimentação humana ainda é considerado um recurso de pouco valor.
Cortadinho de palma – cactos na alimentação
Na região da Chapada Diamantina, o famoso “cortadinho de palma” está entre as comidas típicas mais apreciadas pelos moradores e turistas da região. Neste lugar, é bem comum, encontrar a palma como prato trivial para acompanhar o feijão com arroz nas refeições diárias.
A palma possui um alto valor nutricional, superando a quantidade de vitamina A, ferro e cálcio quando comparado ao tomate, pimentão, vagem, quiabo e couve-flor. Além de possuir um alto teor de fibras.
Se você quiser saber a culinária da palma clique aqui para ver algumas receitas de salgados, saladas, doces, sucos e conservas clique aqui
Doce da cabeça-de-frade – cactos na alimentação
Registrei também outras receitas incríveis, como doce da cabeça-de-frade, conhecido popularmente como “jega”, um doce muito apreciado por sertanejos da região de Valente-Ba. Pude provar e aprovar esse doce maravilhoso de cacto que lembra muito o sabor de uma cocada. Embora não seja um doce popular, aqui você terá mais informações sobre o doce da cabeça-de-frade, clique aqui.
O doce feito com o cacto cabeça-de-frade é um dos mais procurados no município de Poço Redondo, em Sergipe (Clique aqui). A sobremesa é preparada com água, açúcar, cravo e pedaços do cacto, sem os espinhos (Clique aqui).
Finalmente, em nosso blog, você vai ter acesso a algumas receitas de doces e receitas de salgados feitas com cactos. Nos acompanhe para saber mais!
Dica de leitura
- Potencial das cactáceas brasileiras na gastronomia: uma revisão
Uso de cactáceas na alimentação e como plantas ornamentais
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Oi!!!!! Qual sua dúvida sobre o artigo? estou aqui para te responder com muito carinho. Continue acompanhando o Blog.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!