
Os cactos não são apenas plantas decorativas; muitos deles são comestíveis e podem enriquecer a culinária com seus sabores únicos e benefícios nutricionais.
Eles incluem-se num conjunto de plantas xerófilas da caatinga que são fornecedoras de produtos aos seres humanos, dentre eles de alimentos. São vegetais responsáveis por suprimento de água, nas secas mais severas, tanto para homem como para os animais. Segundo alguns pesquisadores como Luiz Câmera Cascudo (1968), o cacto faz parte do “cardápio famélico do sertanejo”: da coroa-de-frade (Melocactus sp.) e do facheiro (Cereus squamosus), extrai-se a fécula da medula; do xique-xique (Pilosocereus setosus), retira-se as hastes novas o miolo comestível, previamente assado e também obtém-se bolos e papas; do cardeiro (Opuntia ficus-indica), torram-se as palmas verdes ao sol até murcharem completamente, para fazer mingaus e papas.
Aqui estão 3 cactos comestíveis para conhecer, que você pode incluir no seu cardápio com planta suculenta:
1- O figo-da-índia (Opuntia-ficus-indica)
É um dos cactos comestíveis mais conhecidos e apreciados. Consuma seus frutos doces e suculentos in natura ou em receitas exóticas, aproveitando seu sabor delicioso. Além do sabor agradável, é rico em fibras e vitamina C. Contudo, é muito comum seu uso em restaurantes mexicanos, assim como na região da Chapada Diamantina (Bahia-Brasil), o cortadinho de palma já faz parte da cultura local, fazendo parte do cardápio alimentar da população. A palma ou figueira-da-índia é uma planta exótica, oriunda do México que foi introduzida no Brasil desde a época colonial para se tentar criar um corante carmim a partir de um inseto hospede da planta conhecido como cochonilha, apesar disso, a criação não deu muito certo, porém a palma passou a ser usada para outros fins, dentre eles de alimentos.
Os frutos da palma ou “tunas” tem grande valor comercial. Se comem normalmente crus, mas também pode ser conservados em calda de açúcar, ou transformados numa bebida alcóolica chamada “colonche”.

2-Ora-Pro-Nóbis (Pereskia aculeata)
Rica em proteínas e fibras, a ora-pro-nóbis é uma opção nutritiva para quem busca alternativas vegetais na alimentação. Suas folhas podem substituir a couve e são um complemento saudável para qualquer refeição.
Primeiramente, a Ora-Pro-Nóbis é rica em proteínas, fibras, vitaminas A, C, e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro e fósforo. Sendo assim, devido ao seu elevado teor de proteínas, é uma excelente alternativa para dietas vegetarianas e veganas, ajudando contudo a complementar a ingestão de nutrientes essenciais. Atualmente, é uma planta muito cultivada nos jardins urbanos e também usada como ornamentação e alimentícia em saladas e sucos.

3-Xique-Xique (Pilosocereus gounellei)
Este cacto brasileiro é uma verdadeira surpresa gastronômica. Use os ramos em pratos com peixes ou carnes para trazer um toque especial e inovador à mesa. Em Santaluz-BA, entretanto, se comem o xique-xique assado como um delicioso prato servido com café ou chá (ANDRADE et al. 2006).
Certamente na caatinga, pessoas usam o xique-xique na alimentação, através da farinha extraída do cladódio, a qual é muito consumida nos períodos de fome extrema por ocasião das grandes secas.

Usos em Suco e Saladas – Planta suculenta
Use os cactos comestíveis de várias maneiras na cozinha. No entanto, utilize os nopalitos (brotos de nopal) frequentemente em saladas, sopas e pratos mexicanos tradicionais, como tacos e ensopados. Contudo, como vimos neste post, usa-se a polpa do fruto tanto do figo-da-índia quanto da pitaya em sucos e sobremesas, enquanto outras partes da planta, como o cladódio, podem ser incorporadas em saladas e pratos salgados..
Finalmente, espero que essas informações sejam úteis para você! Porém, se precisar de mais detalhes ou receitas específicas sobre essa planta suculenta, estou aqui para ajudar. 🌵🍽️. Continue acompanhando nosso blog!