Você conhece cactos que afastam mau olhado?
Cactos são plantas ritualísticas? Conhece alguma história a respeito disso? Porém, o que sabemos é que a tradição do uso de plantas para diversos fins é milenar e é fortemente transmitida de geração em geração.
Diante disso, seres humanos usam plantas desde os tempos antigos para várias finalidades, incluindo alimentação, vestimenta, construção e cura. Entretanto, os usos de plantas com outras finalidades como plantas ritualísticas, para afastar mau olhado, ou cura por meio de alguns rituais e superstições, são descritos em alguns trabalhos que serviram de base para meus estudos. Porém, muitos desses usos estão numa interface entre a conexão médica e conexão mística envolvendo as plantas que servem contra energias negativas e que servem como tratamento e cura de doenças.
O cacto PEYOTE
Diante disso, as biólogas Hollis & Sheinvar (1995), descreveram os usos de cactos em rituais feitos por indígenas mexicanos que bebiam um chá da raiz de um cacto globuloso conhecido como peyote (Lophophora williansii) para purificar o corpo e a alma, além de curar várias enfermidades. Os “PEYOTEIROS” reúnem-se celebrando uma festa oferecendo a bebida aos deuses até o amanhecer.
Sendo assim, Araújo (1959) ,associa práticas como rituais, superstições ou simpatias ao sobrenatural. Porém, segundo este autor, em seu livro “Medicina Rustica”, gestos e palavras podem ser eficientes para prevenção de males.
O primeiro autor relata o uso de doze produtos do cato gigante saguaro (Sudoeste dos USA) pelos índios Papago, dentre eles, o de um vinho que é empregado em um ritual para provocar chuva.
Entretanto, o segundo autor conta histórias de duas tribos no inicio do século XVIII, a dos Xukuru e dos Kariri, dentre elas, a lenda de Pissorê, um cacique que protegia a cidade de Palmeira dos Índios (AL), conta o seguinte:
Cactos foram índios guerreiros? conheça a história de Pissorê.
“Quando Pissorê desapareceu, houve um clamor geral. Uns diziam que o grande chefe havia morrido, outros não…vários índios e índias saíram À sua procura. Nesta caravana de aflição, as mulheres quando se sentiam cansadas, desciam os filhos que traziam escrachados aos quadris sobre as pedras para repousarem um pouco. Ao ser colocada sobre a pedra, toda criança, se transformava numa planta redonda cheia de espinhos, conhecida hoje pelo nome de coroa de frade“.
Contudo, a partir dessa perspectiva, índios guerreiros encantados transformaram os cactos em plantas ritualísticas para vigiar os montes e proteger seus descendentes.
Tal simbologia, entretanto, pode decorrer do fato de, assim como os índios, os cactos nascerem espalhados por diferentes lugares do mundo, sobrevivendo à revelia das condições do tempo e da terra, adaptando-se às condições que a natureza lhes oferece.
Cactos, usos ritualísticos
Entretanto, em minhas pesquisas de campo (clique aqui), eu registrei um uso interessante que se enquadra nessa categoria médico/místico.
“Coloca a cabeça-de-frade dentro de um prato, enche de água, bota três dentes de alho…essa simpatia é boa para afastar doença do tempo”
Diante disso, as pessoas usam o termo “doença do tempo”, ou “doença do vento”, para definir AVC (acidente vascular cerebral, derrame cerebral). A cabeça-de-frade foi citada também para curar doenças como o AVC, pois impede que a doença entre dentro de casa, com isso afastando energias negativas e o mau olhado. Contudo, as pessoas consideram os espinhos do cacto estruturas de proteção, servindo como uma “barreira” para diversos males.
Finalmente, se você gostou desse post e gostaria de fazer alguma pergunta, deixe um comentário aqui embaixo. Eu terei o maior prazer em responder. Porém, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais curiosidades como esta!
We just wanted to take a moment to acknowledge all the hard work and effort you’ve been putting in lately. Keep up the amazing job, you’re doing great!
Obrigada pelo seu feedback!!!!! amei muito.
I am truly thankful to the owner of this web site who has shared this fantastic piece of writing at at this place.
Fico muito feliz que tenha gostado!!!obrigada!!